terça-feira, 9 de março de 2010

Recôncavo Baiano - O "Terroir" do charuto brasileiro.

Entre os muitos produtos que nosso país produz com excelência, podemos citar os charutos baianos. Mesmo sem a mesma tradição de Cuba, o Brasil tem no recôncavo baiano o local ideal para cultivar tabaco da mais alta qualidade.

Nessa região estão instalados os produtores de charutos brasileiros, que cultivam dois tipos de fumo de alta qualidade: o Mata Fina e o Mata Norte. Eles estão classificados entre os melhores tabacos do mundo, com características próprias conferidas pelo solo e clima baiano.
O recôncavo ficou dividido em:

Mata Norte - O solo tem características de arenoso a argiloso e o nível pluviométrico é médio. Lá estão as cidades Coração de Maria e Conceição de Jacuípe. Produz um fumo aromático porém um pouco mais encorpado.

Mata Sul – Possui um solo rico mas bastante acidentado. Tem uma alta incidência de chuvas. As cidades de Castro Alves, Santo Antonio de Jesus e Amargosa se localizam nessa área. O fumo é suave, aromático e levemente adocicado.

Mata Fina –Localizada ao centro do recôncavo, possui o melhor “Terroir”. Lá se planta o mata fina e o mata São Gonçalo. É um local de solo predominantemente arenoso e um índice pluviométrico alto. O fumo dali é considerado o melhor e é o mais usado na produção dos charutos nacionais. Também bastante suave e aromático, é considerado um dos melhores do mundo.Os melhores produtores brasileiros estão instalados por lá, nas cidades de São Félix e Cruz das Almas.

Muitos charutos nacionais tem a capa (folha externa que confere acabamento ao charuto) feita com outros tipos de tabaco, como o americano Connecticut ou o mexicano Sumatra. Mas seu enchimento é totalmente nacional, conferindo características que só o “terroir” baiano possui. Boas baforadas!

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostaríamos de propor uma parceria com o blog "Deguste a Dois". Para isso, convidamos para que acesse o nosso espaço e fique por dentro da funcionalidade do mesmo!
    A parceria pode se dar através da inserção de um link ou de um banner do novo parceiro nos respectivos blogs.
    Aguardamos contato e indicação de preferência.
    Atenciosamente,
    Antonio Gasparetto

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, se tiver um banner podemos colocá-lo em nosso blog. Mas até lá o link já estará ativo.
    Abraço

    ResponderExcluir